REFERÊNCIA
THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em
evidências. Porto Alegre: Penso, 2007
Acadêmicas: Dayze, Caroline K., Carolina Albuquerque
PARTE III – QUESTÕES
PARTE III – QUESTÕES
Algumas questões sobre a prática baseada em evidências na
educação
Martyn Hammersley
A
parte III do livro Educação baseada em evidências, eleva questões relacionados
ao tema. Para iniciar o questionário sobre a prática baseada em evidências é
necessário retomar na publicação da parte I do livro, onde examina o que é
evidência. Evidência é algo que envolve um pouquinho de tudo, incluindo
intuição, verificação e, compreensão do ambiente em que está sendo realizada a
pesquisa.
É
necessário prestar atenção à forma com que a prática baseada em evidências tem
sido promovida e as respostas que foram dadas. Muitas vezes pessoas investem em
pesquisas, pesquisas e mais pesquisas de assuntos relacionados à educação, e
não param para observar a prática, o resultado. Mas como melhorar? Como chegar
ao resultado esperado? Simples, conhecendo mais os resultados de pesquisa.
Alguns
tópicos para serem questionados:
· Características
do conhecimento baseado em pesquisa;
· Natureza do conhecimento baseado em pesquisa;
· Natureza da
prática profissional;
· Usabilidade
das conclusões de pesquisa;
· Transparência
da prática baseada em evidências
Hammersley (p. 147) comenta sobre a eficácia da ação
prática. “É preciso lembrar que a eficácia de qualquer ação prática geralmente
depende não apenas do que é feito, mas também de como se faz.”
É isso aí, meninas! Boas leituras!
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