sexta-feira, 6 de maio de 2016

Algumas questões sobre a prática baseada em evidências na educação


REFERÊNCIA

THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências. Porto Alegre: Penso, 2007

Acadêmicas: Dayze, Caroline K., Carolina Albuquerque

PARTE III – QUESTÕES

Algumas questões sobre a prática baseada em evidências na educação
Martyn Hammersley

         A parte III do livro Educação baseada em evidências, eleva questões relacionados ao tema. Para iniciar o questionário sobre a prática baseada em evidências é necessário retomar na publicação da parte I do livro, onde examina o que é evidência. Evidência é algo que envolve um pouquinho de tudo, incluindo intuição, verificação e, compreensão do ambiente em que está sendo realizada a pesquisa.
         É necessário prestar atenção à forma com que a prática baseada em evidências tem sido promovida e as respostas que foram dadas. Muitas vezes pessoas investem em pesquisas, pesquisas e mais pesquisas de assuntos relacionados à educação, e não param para observar a prática, o resultado. Mas como melhorar? Como chegar ao resultado esperado? Simples, conhecendo mais os resultados de pesquisa.
         Alguns tópicos para serem questionados:
· Características do conhecimento baseado em pesquisa;
·  Natureza do conhecimento baseado em pesquisa;
· Natureza da prática profissional;
· Usabilidade das conclusões de pesquisa;
· Transparência da prática baseada em evidências

Hammersley (p. 147) comenta sobre a eficácia da ação prática. “É preciso lembrar que a eficácia de qualquer ação prática geralmente depende não apenas do que é feito, mas também de como se faz.”

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