terça-feira, 17 de maio de 2016

Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores - "A alegria como desafio à dimensão estética"



FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.



                                                          

                                          Edna Pereira Barbosa e Murilo Inacio Dos Santos[1]



                                                

A alegria como desafio à dimensão estética



            A natureza política e sua prática pedagógica somente poderá ser possível por conta através do desenvolvimento da curiosidade epistemológica e assim, construir a superação e substituir a pedagogia da resposta, pela pedagogia da pergunta, a qual quando orientada pelo compromisso político-emancipatório, gera uma pedagogia da curiosidade, na qual quando o professor(a) vivencia a curiosidade sob a forma de aprendizado sustentável, esta, o instigue em recriá-la através da interação pedagógica entre professor(a) e alunos(as).

            Assim, o desenvolvimento da curiosidade epistemológica é uma atitude de formação que complementa o ato crítico de sonhar coletivamente, potencializando a criação do inédito-viável. Embora, essa curiosidade básica ainda não seja suficiente. Freire (in) Freitas.

             Entre os muitos desafios que são colocados à educação para a curiosidade, não se deve esquecer também de que, Há outra forma curiosa das pessoas se entregarem prazerosamente ao desafio. Trata-se da curiosidade estética (Freire, 1995). É a curiosidade estética que nos faz admirar, por exemplo a beleza do pôr-do-sol; é a curiosidade estética que nos permite a emoção diante do que é belo e, na concepção libertadora da educação, conhecer - é algo de belo; à medida em que conhecer é desvendar um objeto, o desvendamento dá vida ao objeto, chama-o para a vida, e até mesmo o confere uma nova vida; isto é uma tarefa artística. (Freire, 1995). Sobretudo a curiosidade epistemológica recorre à curiosidade estética.

            De acordo com Freire, (1995) porque o ato de conhecer é repleto de subjetividade - O que eu sei, sei com meu corpo inteiro, com a minha mente crítica mas também com meus sentimentos, com minhas intuições, com minhas emoções. A compreensão da importância do desenvolvimento de tais curiosidades para a vivência da práxis educativa libertadora, será possível a partir do próprio exercício delas, em sua formação constante no cotidiano escolar, sem dissociarem-se da curiosidade política, a qual, fundamentada na esperança, organiza a intencionalidade das demais.

            E esse é o sentido de que o educador progressista e consciente da necessidade do desenvolvimento de tais curiosidades para a constituição de Pedagogia da Conscientização e de práticas pedagógicas democráticas, faça do trabalho coletivo de reflexão crítica, permanente e sistematizada, elemento central na luta pela criação de condições para que a escola possa ser reinventada.



A alegria como desafio à dimensão estética



            O cotejo desenvolvido por Freire referente à dimensão estética, integrante da concepção conflitante e libertadora da educação, expressa seu entendimento sobre a importância da subjetividade na interação estabelecida à criticidade, curiosidade e construção do conhecimento em consideração à polêmica do conhecimento o qual amplia-se à medida que orienta-se através da perspectiva do desenvolvimento da criatividade.

            A criatividade está diretamente relacionada à capacidade de criar, visto que a imaginação auxilia a curiosidade e a inventividade da mesma forma como aguça a aventura, sem que não a criamos. Constituindo-se em elemento basilar no processo de criação do sentido da existência, bem como da transformação do sujeito e da sociedade, na perspectiva da criação do inédito-viável, a qual é movida pela imaginação e nos leva a sonhos possíveis. (Freire, 1993).








[1] Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA – Joinville – SC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário