INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTONIO - INESA
Disciplina: Metodologia
e Conteúdos Básicos da Língua Portuguesa II
Professora: Christiani Guedes dos Santos Machado
Acadêmica: Maiara Costa Müller, Tainara Librelato e
Priscila Naira Setti
Livro:
GOLEMAN, Daniel; SENGE, Peter. O foco
triplo: uma nova abordagem para a educação. 1. ed. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2015.
Parte
3: Sintonizando com outras pessoas: Daniel Goleman
Empatia e sucesso acadêmico
Neste capítulo do livro Daniel
comenta sobre a educação integral da criança, que acontece quando há uma
aprendizagem social e emocional na vivência com os outros, já que a criança
apresenta uma capacidade de se adaptar ao ambiente e as pessoas com maior
facilidade, essa habilidade está relacionada com o autodomínio que a criança
tem de suas competências. E se tratando de vivências com outras pessoas, é aqui
o ponto auge da empatia, pois parte da compreensão com o outro, o saber
respeitar suas opiniões e suas particularidades, pois mais tarde quando esta
criança se torna um adulto e ingressa ao mercado de trabalho, irá reproduzir o
que foi constituído dentro de si enquanto criança, pois essas condutas estão
enraizadas dentro delas.
Na visão de Daniel, quando se trata
de uma segunda pessoa, as escolas acabam não auxiliando as crianças a cultivar
o carinho e a compaixão. Pois se tratando de uma outra pessoa, não é suficiente
que elas apenas saibam como as outras pensam, mas sim mostrar preocupações por
elas e estar proativo para ajuda-la.
Goleman enumera quatro tipos de
prática empáticas que são fundamentais na vida de uma pessoa. Mas uma empatia
que nos chamou mais a atenção foi a empatia de “classe afetuosa”, esta que, por
sua vez, fornece subsídios para que o professor demonstre preocupações e
demonstre bondade para com os alunos, forjando assim seu caráter e
influenciando, de certa forma, seus alunos a terem a mesma atitude. Ressalta a
questão da afetividade como forma de uma aprendizagem mútua, pois com uma
atitude de amor “o cérebro das crianças alcança mais prontamente o estado de
eficiência cognitiva ideal”. (GOLEMAN & SENGE, 2015. p, 46).
Mas para que o professor venha
desempenhar seu papel de forma ideal, é necessário que ele esteja seguro, com
uma base fortalecida, e neste ponto estra a questão da gestão escolar, pois é
ela quem precisa ajudar o professor para que ele aprimore suas aprendizagens e
seja influenciador dentro da sala de aula para seus alunos. Portanto somente
assim vamos estar ajudando de fato as crianças a cultivar sua capacidade de
sentir compaixão e preocupação com o outro.
Treinando tomadores de
decisão inteligentes
Fazer com que a criança pense a
respeito de uma atitude que provavelmente ela terá que tomar, ajudam elas a
aprenderem a tomar decisões eficazes ao longo de sua vida, pois permite que ela
pense com clareza e auxilia em suas decisões de forma confiável, sendo este um
aspecto fundamental na vida da criança, se sentir-se seguro em suas tomadas de
decisões.
Identificando sistemas
Aqui ele comenta um pouco sobre
consciência sistêmica, que os seres humanos avançam no tempo com suas
habilidades adquiridas ao decorrer destes anos e acabam transferindo seus
conhecimentos para outros indivíduos, até porque um dia todos morrerão e se
consideramos importante as habilidades desenvolvidas durante um período de
nossas vidas, acabamos transmitindo para outras pessoas, como por exemplo, os
valores de família.
A pessoa que recebe tal conhecimento
de outra, passa a adotar uma postura diferente dentro da sociedade, pois ela
aprendeu e, muitas vezes, desenvolveu habilidades que ainda não possuía. E é
isso a consciência sistêmica, a transmissão de conhecimento, deixado de geração
a geração, ressaltando que o tempo em si, é diferente de acordo com período de
vida de cada um, portanto mesmo nos dias atuais com o recurso da tecnologia de
sofisticações, elas não substituem muito menos substituirão as habilidades
aprendidas, desenvolvidas e moldadas durante um período de sua vida.
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