segunda-feira, 20 de junho de 2016

Resumo do livro "Educação baseada em evidências"- capítulo II – Reflexões a partir da prática médica: contrabalançando a prática baseada em evidências com evidências baseadas em práticas



THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências. Porto Alegre: Penso, 2007
Acadêmicas: Dayze, Caroline K., Carolina Albuquerque
CAPÍTULO II – Reflexões a partir da prática médica: contrabalançando a prática baseada em evidências com evidências baseadas em práticas

Quando se questiona por meio de observação criteriosa, a prática aplicada profissionalmente, tanto na medicina quanto na educação, se consegue chegar a uma experimentação científica.
O Frances Louis, fundador da estatística médica conclui que deve-se dar o tempo e o cuidado preciso para se obter uma observação de qualidade, somente desta forma os estudos observatórios serão considerados ciência.
Na medicina, a aplicação da evidência se dá quando o médico faz sua consulta a partir dos problemas evidenciados pelo paciente, evitando assim tratamentos desnecessários e inválidos. Na Grã-Betanha, os médicos em sua grande maioria, tem sua prática baseada em evidências que estão a sua disposição por meios eletrônicos de fácil acesso. Essa prática teve seu impulso na década de 80 e logo na virada do século já era dominante na medicina dos países desenvolvidos, a preferência do pacientes é fundamental para que a prática baseada em evidências se desenvolva.
Gray( 1997, p. 121) comenta sobre essa prática;
A pratica clinica baseada em evidencias é uma abordagem à tomada de decisão no qual o clinico usa as melhores evidencias disponíveis, em consulta com o paciente, para decidir sobre a opção mais adequada a este.
A partir desta citação de Gray(1997), pode-se observar que a medicina baseada em evidencia vem para somar, tanto na vida dos pacientes como dos médicos, pois ela esclarece questões do paciente, para ele e com ele de forma individual trazendo clareza nas questões observadas.
            Esta prática pode ser comparada ao perfil profissional do professor, que deve ter sua prática voltada para o aluno, a partir de observações sobre o mesmo. Quando o professor tem sua prática baseada em evidencias ele tende a acertar mais nas questões relacionadas as necessidades de seu aluno, sem fazer planejamentos que perdem sua eficácia pois tratam de assuntos provenientes de suposições feitas a respeito do que os alunos precisam aprender. Somente quando se tem evidencias do conhecimento do aluno é que se pode construir um planejamento de excelência, pois, parte-se daquilo que ele já conhece, tornando o aprendizado prazeroso e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário