quarta-feira, 15 de junho de 2016

RESUMO DO LIVRO “COMO APRENDER E ENSINAR COMPETÊNCIAS” – Capítulos 7, 8 e 9

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO INESA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAOGIA
Disciplina: Met. Cont. Básicos de Língua portuguesa II
Professora: Christiani dos Santos Guedes Machado
Acadêmicas: Andresa N. Gomes, Andressa P. dos Santos,
 Anita H. Schubert, Luciana Moreira
Data: 16/06/2016

RESUMO DO LIVRO “COMO APRENDER E ENSINAR COMPETÊNCIAS” – Capítulos 7, 8 e 9


Capítulo 7 – Ensinar competências significa partir de situações e problemas reais
As competências são aplicadas em situações reais e em condições diferentes, não se pode determinar o ensino, então determina-se que é impossível ser ensinada, mas sim desenvolvidas.
A partir disso entende-se que algo é ensinado para quando for necessário o uso daquele conhecimento, e quando no cotidiano resolvemos algo estamos atuando de forma competente. Mas as competências nunca foram ensinadas na sua essência, mas sim de uma maneira diferente e desvinculada da prática.
Existe alguns critérios para ensinar as competências trata-se da sua relevância, que leva em conta conhecimentos prévios, se esta adequado ao nível de desenvolvimento ou se é funcional, ainda se tem relação dos novos conhecimentos com os que já tinham sido objetivos, é relevante estimular os alunos e mostra para eles que o seu esforço vale a pena e ainda mostrar a ele a aprender a aprender , a ser autônomo.
Outro critério é a complexidade a ciência é ensinada de forma parcial a realidade foi simplificada para melhor se entender dela. Porém assim não é possível chegar ao complexo a não ser que veja a realidade global. Devemos aprender a agir nessa complexidade pois há coisas na vida que não são fáceis.
Para o autor uma atuação competente significa, ser capaz de reconhecer quais os instrumentos conceituais, quais técnicas e atitudes são necessárias para ser eficientes em situações complexas, e saber aplica-los em casa ocasião corretamente.
O procedimento é um ponto relevante no ensino de competências, pois a ação competente necessita de procedimento de procedimentos, são necessárias habilidades para o fazer.
E por último os critérios relacionados ao estar constituídos por componentes de tipologia diferenciada que é necessário a aprendizagem de forma parcial e integrada os componentes do esquema de atuação.
O ensino das competências é algo complexo não apenas pelas fases e componentes, mas pela forma de ensinar que é longe da tradicional. O que aprendemos no ensino nas escolas se reproduz facilmente, mas não ocorre a aplicação do que foi aprendido. Ensinar competências esta relacionado a situações reais e por isso se trata de questões complexas.

Capítulo 8 – As disciplinas não são suficientes para aprender competências

Não existe uma ciência que tenha as competências como objetivo. As competências são definidas em social, interpessoal, pessoal e profissional. A tarefa seria determinar disciplinas cientificas, exemplo: matemática, para cada competência geral.
Algumas dimensões tem apoio em saber cientifico e outas não, e se não tem ou compartilham mais de uma disciplina são denominadas metadisciplinares e este é o caso da dimensão social e interpessoal, não dispõe de um procedimento científico para sua compreensão.
Na dimensão pessoal é marcada pela falta de conhecimento em alguns significados de seus componentes, é preciso muitos aspectos mais a teórica se torna fraca.
A dimensão profissional não possui nenhuma disciplina que domina os saberes e o saber disciplinar ou interdisciplinar é insuficiente. Para ter o processo de ensino e aprendizagem é necessária a busca de diversos graus de desenvolvimento cientifico e conteúdos que são importantes para a construção do ser.
Os conteúdos conceituais, procedimentais ou atitudinais dependem de uma ou mais disciplina. Devem organizar o currículo para que não desapareçam os componentes metadisciplinares e interdisciplinares.
É necessária uma maneira de agrupar os conteúdos para estabelecer passos e tornar a aprendizagem metódica. Assim reformular o ensino, caso isso não aconteça não ocorre o ensino para a vida. Deve-se deixar de lado o pensamento de apresentação dos conteúdos para apenas utilizar no vestibular.
As disciplinas tradicionais são recursos para a organização das áreas curriculares, é necessária a construção de áreas que abriguem todos os documentos. Desta maneira teremos diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver competências.

Capítulo 9: O núcleo comum: resposta ao ensino de competências

A escola que escolhe o ensino das competências devem organizar o currículo, a solução seria todas as áreas se relacionarem ou uma nova área com todos os componentes que são tratados de forma descontraída. A teoria não deu certo em sala devido o método de avaliação.

Com a ampliação de mais uma disciplina deixa-se de lado um fator importante que é o tempo de escolarização. É importante a análise das competências obriga-nos a rever o papel, os conteúdos e como ensinar.
Aprender fazendo é importante para aprendizagem, mas não suficiente. O nível de dificuldade de ir do menor, para o maior fazendo com que as crianças se superem cada vez mais.
Deve ocorrer a participação de múltiplas experiências e o porto de partida é o exemplo, que é algo fundamental para o ensino. Para garantir a aprendizagem das competências é necessário ter estratégias apropriadas envolvendo todas as disciplinas.
Aquela disciplina não pode apenas se resumir apenas aquele tempo, mas deve ter continuidade em todas as áreas. Nas disciplinas ensina-se a base teórica e entra na pergunta de como ensinar “noções” como autonomia, responsabilidade, cooperação, entre outros, porém não tem uma disciplina para ensinar isso é necessário inclui-la em outras. Ensinar a criança a superar os conflitos pessoais e grupais.
Determinar um tempo para realizar reflexão e analise do conjunto de atitudes, esta reflexão é a definição de objetos e conteúdos para cada níveis de ensino para que o aluno tenha autonomia, visão critica , liberdade. Para um bom funcionamento é necessário a cooperação entre os professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário