CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Met.
Cont. Básicos de Língua Portuguesa II.
Professora:
Christiani dos Santos Guedes Machado
Acadêmicas: Andresa
N. Gomes; Andressa P. Santos; Anita. H. Schubert; Luciana Moreira.
Data: 20-06-2016.
RESUMO DO LIVRO: COMO APRENDER E ENSINAR POR COMPETÊNCIAS
Capítulo 10 e 11.
Nestes
capítulos, os autores procuram enfatizar algumas implicações no ensino das
competências, mostrando que as metodologias transmissivas convencionais e as
novas correntes pedagógicas possuem modelos estereotipados de ensino. Os
métodos atuais de ensino são evidenciados por meio de sequências didáticas para
o aluno, já o modelo tradicional, a sequência de atividades permanece sem modificações,
ou seja, o professor transmite o conhecimento baseado no estudo, exercício,
prova e exame.
Trabalhar
com a aprendizagem de competências é compreender que não existe método
alternativo para transmissão de ensino, mas diferentes estratégias metodológicas,
oportunizando condições para autonomia sem arbitrariedade.
As
variáveis que configuram a prática educacional descrevem como as propostas
metodológicas podem ser articuladas na sequência de atividades, relações e
situações comunicativas, formas de agrupamento ou organização social,
organização dos conteúdos, materiais curriculares e no método avaliativo. A
partir do momento em que as variáveis metodológicas são reconhecidas, o
critério de ensino das competências é evidenciado.
As
sequências didáticas são atividades que estão interligadas entre si, além
disso, é possível verificar a função de cada atividade na construção do
conhecimento e aprendizagem entre distintos conteúdos. Para o ensino e
aprendizagem das competências é preciso seguir uma sequência de fases, que visa
entender os problemas propostos em situações reais em cada disciplina,
capacitando os alunos para que possam vivenciar outras situações, estabelecendo
novos desafios e oportunizar a vez e voz para o educando.
As
relações interativas entre professor e aluno retoma o olhar no instrumento do
dia a dia do professor o “planejamento”. Para uma convivência harmoniosa entre
professor e aluno, é preciso oferecer conteúdos que os educandos vivenciem em na
sala de aula, além disso, criar uma boa relação neste ambiente para que as
relações estabelecidas tornem-se grandes valores que se pretende ensinar.
No
ensino das competências o tempo e o espaço variam conforme a metodologia
apresentada pelo docente, mas é importante mencionar que o uso indevido do
tempo e espaço compromete a aprendizagem de muitas competências. Em relação a
variável espaço, o professor necessita verificar a distribuição física da sala
de aula e perceber como pode utilizar outras áreas como benefício na construção
dos conteúdos, por exemplo, informática, biblioteca, sala de vídeo, pátio entre
outros.
A
organização dos conteúdos permite o professor traçar estratégias na organização
dos conteúdos que se pretende transmitir, além disso, é por meio dessa organização
que o professor vai trabalhar com as competências lógicas das disciplinas ou
organizacionais em modelos integradores.
Os
materiais curriculares são importantes para abordar as diferentes competências
conforme o ritmo apresentado em sala, os materiais curriculares permitem que o
professor possa utilizar em projetos de intervenção e nas necessidades
apresentadas em sala, facilitando o contato mais próximo com os conteúdos
abordados em sala.
A avaliação é uma peça fundamental, pois a
mesma busca verificar o nível de aprendizagem e determina os atributos
metodológicos. O modo como é valorizado os trabalhos individuais e coletivos,
os comentários ao longo do processo, as expectativas que são manifestadas durante
cada atividade e o desafio que surgem ao longo das aprendizagens.
No método avaliativo é necessário analisar as implicações na
educação que é fundamentada nas aprendizagens de competências, pois exige uma
revisão de todas as competências relacionadas à mesma.
A
avaliação na escola exige um olhar no processo de ensino e aprendizagem do
aluno, por isso, o aluno deve ser visto em todos os aspectos; nas atividades
promovidas pelo professor, experiências realizadas pelos alunos e os conteúdos
de aprendizagem.
Já é
sabido que na história do ensino, a escola procurou selecionar os melhores sujeitos
para ingressarem nas universidades. Muitos instrumentos avaliativos foram
utilizados para identificar aqueles, cujo potencial mais elevado era
qualificado para jornada acadêmica. Este método seletivo permitiu uma
aproximação de informações sobre as aprendizagens escolares, através de provas
escritas é possível verificar os conteúdos que realmente são aprendidos pelos
alunos.
O
processo avaliativo reduzido a provas escritas tem a finalidade de selecionar e
priorizar os devidos conteúdos, adicionando uma qualidade ao caráter finalista,
que deve ser considerado o mais importante para superar as prova. Por tanto, é
imprescindível que o aluno assimile o conteúdo de aprendizagem, levando o mesmo
para suas experiências de vida e para o seu desenvolvimento individual.
Avaliar
as competências é avaliar as situações reais, ambientes reais aproximando o
aluno cada vez mais da realidade, porém são necessários instrumentos e meios
variados para verificar a especificidade de cada competência.
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