segunda-feira, 20 de junho de 2016

RESUMO DO LIVRO: COMO APRENDER E ENSINAR POR COMPETÊNCIAS Capítulos 10 e 11

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Met. Cont. Básicos de Língua Portuguesa II.
Professora: Christiani dos Santos Guedes Machado
Acadêmicas: Andresa N. Gomes; Andressa P. Santos; Anita. H. Schubert; Luciana Moreira.
Data: 20-06-2016.

RESUMO DO LIVRO: COMO APRENDER E ENSINAR POR COMPETÊNCIAS
Capítulo 10 e 11.


Nestes capítulos, os autores procuram enfatizar algumas implicações no ensino das competências, mostrando que as metodologias transmissivas convencionais e as novas correntes pedagógicas possuem modelos estereotipados de ensino. Os métodos atuais de ensino são evidenciados por meio de sequências didáticas para o aluno, já o modelo tradicional, a sequência de atividades permanece sem modificações, ou seja, o professor transmite o conhecimento baseado no estudo, exercício, prova e exame.
Trabalhar com a aprendizagem de competências é compreender que não existe método alternativo para transmissão de ensino, mas diferentes estratégias metodológicas, oportunizando condições para autonomia sem arbitrariedade.
As variáveis que configuram a prática educacional descrevem como as propostas metodológicas podem ser articuladas na sequência de atividades, relações e situações comunicativas, formas de agrupamento ou organização social, organização dos conteúdos, materiais curriculares e no método avaliativo. A partir do momento em que as variáveis metodológicas são reconhecidas, o critério de ensino das competências é evidenciado.
As sequências didáticas são atividades que estão interligadas entre si, além disso, é possível verificar a função de cada atividade na construção do conhecimento e aprendizagem entre distintos conteúdos. Para o ensino e aprendizagem das competências é preciso seguir uma sequência de fases, que visa entender os problemas propostos em situações reais em cada disciplina, capacitando os alunos para que possam vivenciar outras situações, estabelecendo novos desafios e oportunizar a vez e voz para o educando.
As relações interativas entre professor e aluno retoma o olhar no instrumento do dia a dia do professor o “planejamento”. Para uma convivência harmoniosa entre professor e aluno, é preciso oferecer conteúdos que os educandos vivenciem em na sala de aula, além disso, criar uma boa relação neste ambiente para que as relações estabelecidas tornem-se grandes valores que se pretende ensinar.
No ensino das competências o tempo e o espaço variam conforme a metodologia apresentada pelo docente, mas é importante mencionar que o uso indevido do tempo e espaço compromete a aprendizagem de muitas competências. Em relação a variável espaço, o professor necessita verificar a distribuição física da sala de aula e perceber como pode utilizar outras áreas como benefício na construção dos conteúdos, por exemplo, informática, biblioteca, sala de vídeo, pátio entre outros.
A organização dos conteúdos permite o professor traçar estratégias na organização dos conteúdos que se pretende transmitir, além disso, é por meio dessa organização que o professor vai trabalhar com as competências lógicas das disciplinas ou organizacionais em modelos integradores. 
Os materiais curriculares são importantes para abordar as diferentes competências conforme o ritmo apresentado em sala, os materiais curriculares permitem que o professor possa utilizar em projetos de intervenção e nas necessidades apresentadas em sala, facilitando o contato mais próximo com os conteúdos abordados em sala. 
 A avaliação é uma peça fundamental, pois a mesma busca verificar o nível de aprendizagem e determina os atributos metodológicos. O modo como é valorizado os trabalhos individuais e coletivos, os comentários ao longo do processo, as expectativas que são manifestadas durante cada atividade e o desafio que surgem ao longo das aprendizagens.
 No método avaliativo é necessário analisar as implicações na educação que é fundamentada nas aprendizagens de competências, pois exige uma revisão de todas as competências relacionadas à mesma.
A avaliação na escola exige um olhar no processo de ensino e aprendizagem do aluno, por isso, o aluno deve ser visto em todos os aspectos; nas atividades promovidas pelo professor, experiências realizadas pelos alunos e os conteúdos de aprendizagem. 
Já é sabido que na história do ensino, a escola procurou selecionar os melhores sujeitos para ingressarem nas universidades. Muitos instrumentos avaliativos foram utilizados para identificar aqueles, cujo potencial mais elevado era qualificado para jornada acadêmica. Este método seletivo permitiu uma aproximação de informações sobre as aprendizagens escolares, através de provas escritas é possível verificar os conteúdos que realmente são aprendidos pelos alunos.
O processo avaliativo reduzido a provas escritas tem a finalidade de selecionar e priorizar os devidos conteúdos, adicionando uma qualidade ao caráter finalista, que deve ser considerado o mais importante para superar as prova. Por tanto, é imprescindível que o aluno assimile o conteúdo de aprendizagem, levando o mesmo para suas experiências de vida e para o seu desenvolvimento individual.
Avaliar as competências é avaliar as situações reais, ambientes reais aproximando o aluno cada vez mais da realidade, porém são necessários instrumentos e meios variados para verificar a especificidade de cada competência.




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