quarta-feira, 27 de abril de 2016

AS MENTES VISTAS DO PONTO DE VISTA GLOBAL- Um auxílio para a gestão

AS MENTES VISTAS DO PONTO DE VISTA GLOBAL- Um auxílio para a gestão.
Academicas: Caroline Batista, Elisama Alexandre e Rúbia Gutstein

            Como pesquisador da psicologia, Gardner definiu as cabeças pensantes em cinco categorias: Disciplinada; Sintetizadora; Criadora; Respeitosa e ética. Embora cada um de nós tenha uma das categorias em evidência devemos como seres humanos, buscar evoluir e alcanças mediante o esforço traços das outras mentes existentes.
            A mente disciplinada promove ao ser humano o controle dos seus atos e atitudes, o treino das habilidades, a persistência. Alguém com a mente disciplinada alcança seus objetivos mais facilmente, pois é concentrado por natureza e tem seus objetivos claros. Nos estudos, a disciplina auxilia no desenvolvimento de planejamentos e na execução de projetos de maneira clara e organizada. Promove ao ser que usa a disciplina a oportunidade de realizar um trabalho da melhor maneira possível pois este consegue se organizar. Quanto à gestão, essa habilidade é imprescindível.
            Ser capaz de sintetizar algo é difícil, complexo. Seja um texto ou uma história contado por um colega, é difícil sintetizar, pois isso exige muita concentração de modo a garantir que o importante daquilo tudo não ficou para trás. Na gestão, a habilidade de sintetização facilita o trabalho de todos e traz segurança e equilíbrio para os liderados. O gestor que é capaz de sintetizar consegue distribuir as funções de acordo com as habilidades garantindo um bom trabalho, como melhorar as práticas, e como inovar.
            Criar é uma habilidade que muitos possuem de forma inata e que outros acham que nunca conseguirão. Pouco se sabe que a criação nasce mediante o estudo aprofundado. O jazz por exemplo é baseado no improviso, na criação, porém para isso, e necessário que o músico tenha um profundo conhecimento dos modos e escalas para que a criação aconteça. A criatividade é muitas vezes o que difere um profissional do outro e produz no líder uma capacidade de persuadir seus liderados pois ele é capaz de proporcionar um ambiente de transformação.
            O respeito e a ética quase se misturam em seus significados. Eles traduzem aquilo que é a base para qualquer relacionamento, ou seja, a capacidade de ter opiniões formadas e mesmo assim aceitar a opinião do outro. Como gestores devemos tentar entender a opinião do outro, não ignorar as diferentes e necessárias visões que existem para que nosso mundo caminhe de maneira produtiva.

            Qualquer mente citada acima é formada unicamente pela educação, seja ela oferecida na escola, em casa ou nos inúmeros lugares que promovem a educação de maneira oculta.  O fato é que é através da educação que todas as habilidades se fundem e aparecem na forma do ser humano, fazendo com que este mude o ambiente onde vive, tenha sensibilidade para com o outro, consiga aprender com os antepassados e recriar aquilo que não pode ser esquecido. A educação forma líderes independente da posição que estes ocupam, pois a liderança está além de um cargo, ela diz respeito as boas influências e exemplos que deixamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário