INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO INESA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAOGIA
Disciplina: Met. Cont. Básicos de Língua portuguesa II
Professora: Christiani dos Santos Guedes Machado
Acadêmicas: Andresa N. Gomes, Andressa P. dos Santos,
Anita H. Schubert, Luciana Moreira
Data: 16/04/2016
O objetivo da educação por competência é o pleno desenvolvimento da pessoa
O papel do ensino direciona-se ao desenvolvimento do ser
humano e à formação integral das pessoas. O conhecimento faz sentido quando aquele
que o possui sabe utilizá-lo.
Quando optarmos pela formação integral ou para a
vida, entende-se que deve ser competente em outros âmbitos da vida, sendo
utilizado de alguma forma no seu cotidiano. No entanto, dificilmente
encontra-se opiniões que questionem a educação tendo como finalidade a vida. A
finalidade, na grande maioria das opiniões, da educação é a formação integral
acadêmica. Ou seja, prepara-se os alunos até o ensino médio para sua vida
acadêmica.
A educação escolar deve ser pensada não apenas para a
formação do sujeito no seu cotidiano, mas prepará-lo para sua vida acadêmica.
No século XX, essas ideias começaram a se
generalizar, fazendo que a formação inicial universitária dos professores e a
maioria dos sistemas escolares introduzissem esses critérios.
Analisando
as possibilidades atuais da escola, é possível perceber que ela não tem
capacidade de dar conta da formação integral do aluno, a escola não foi
preparada para isto. No momento que direcionamos este problema apenas para o
governo, estamos apenas tentando nos livrar do problema ao invés de resolve-lo.
É preciso que a família e a escola dividam sua responsabilidades em pesos
iguais, para em equilíbrio buscar um bom resultado
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