domingo, 3 de abril de 2016

RESUMO DO LIVRO “COMO APRENDER E ENSINAR COMPETÊNCIAS” – Capítulos 1, 2 e 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO INESA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAOGIA
Disciplina: Met. Cont. Básicos de Língua portuguesa II
Professora: Christiani dos Santos Guedes Machado
Acadêmicas: Andresa N. Gomes, Andressa P. dos Santos,
 Anita H. Schubert, Luciana Moreira
Data: 01/04/2016

RESUMO DO LIVRO “COMO APRENDER E ENSINAR COMPETÊNCIAS” – Capítulos 1, 2 e 3

O termo “competências”, inicialmente surgiu na área do trabalho administrativo, porém, posteriormente alcançou a área educacional. Zabala e Arnau focam, nesta obra, a competência e sua importância para a o meio educacional e pedagógico.
O livro é composto por apresentação, 11 capítulos, além da apresentação, do epílogo e do glossário. Na apresentação, os autores enfatizam sobre o significado de competências e de sua abrangência. Assim como questionamentos com: “Até que ponto um ensino baseado em competências representa uma melhoria dos modelos existentes?” (p. 09). No decorrer da apresentação, as respostas a estas e outras vem sendo respondidas e questionadas, levando o leitor (docente) à reflexão de suas práticas e comportamentos para e com seus alunos.
O capítulo 1 “O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional” inicia com a problemática: “Por que temos de falar sobre competências?”. E vai abordando os aspectos do surgimento de competência, como prática empresarial, bem como sua necessidade de ser juntada às bases curriculares que norteiam as práticas pedagógicas brasileiras; ou seja, sair do método exclusivamente tradicional de ensino, já que até então, a formação inicial e permanente da maioria das profissões centrou-se e reduziu-se à aprendizagem de alguns conhecimentos, ignorando as habilidades para o desenvolvimento da profissão. Está bastante visível neste capítulo a defasagem do sistema de ensino brasileiro, focando, principalmente no tradicionalismo e na memorização dos conceitos.
O segundo capítulo aborda “A atuação eficiente das competências em um determinado contexto”, sendo enfatizada, logo no início que a competência escolar visa responder, no acadêmico, seja ela de qualquer âmbito, responder aos problemas que enfrentará ao longo da vida. Os autores continuam na busca pela definição do termo competência, onde cada indivíduo possui tais saberes e é papel de cada um desenvolvê-lo. Após analisar as definições ao longo de nove páginas, a seguinte pergunta vem à tona, “O que entendemos por competências?". A partir dessa síntese, pode-se ver que “a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada” (p. 36). Ou seja, para que certas questões da vida sejam resolva, é necessário, antes, que o indivíduo esteja disposto a procurar por respostas e querer resolvê-los.   
Abrangendo temas como a escola tradicional, memorização, o falso ativismo de alunos, o terceiro capítulo se nomeia “A competências sempre envolvem conhecimentos inter-relacionados a habilidades e atitudes”. Neste momento, os autores começam a tecer algumas respostas e situações educacionais e comportamentais ao redor do tema. Um fator importante que é ressaltado aqui, é que nem a corrente do tradicionalismo e nem a da escola ativa pode ser totalmente julgada e descartada.
É interessante e indispensável que o docente que atua desde a educação infantil até à formação de professores tenha a percepção e o cuidado de valorizar a realidade da turma e de sua comunidade escolar. Que terão momentos em que o tradicionalismo poderá se sobressair à escola ativa e, em outras situações não. Os modelos de ensino sejam eles “novos” ou “velhos” só poderão ser julgados se trabalhados com os alunos e para eles. Caso contrário, continuará sendo transmissão de saberes e não educação.


ARNAU, Laia; ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.



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