REFERÊNCIA
THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em
evidências. Porto Alegre: Penso, 2007.
EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS – Por Gary Thomas e
RichAcadêmicas: Carolina Albuquerque, Caroline Kruger Coral, Dayze Dombrovski
O
capítulo 6 tem como título “ Professores usando evidências: utilizar o que
sabemos sobre ensino e aprendizagem para reconceituar a prática baseada em
evidencias.” Este, tem como objetivo esclarecer alguns conceitos comuns que
temos referente a prática educacional, trazendo assim uma reconstrução da mesma.
Sendo assim, foram escolhidos alguns trechos deste
capítulo afim de esclarecer a importância da educação baseada em evidência na
prática docente.
“ A prática baseada em evidências não é algum tipo
de processo universal que possa ser transferido de uma profissão para outra:
deve ser entendido em termos de demandas específicas que apresenta aos próprios
processos de aprendizagens dos profissionais. Eles ainda não ocuparam algum
lugar de destaque no debate sobre a prática baseada em evidências.” ( PRING
& THOMAS, 2007,p. 91)
“ Este capitulo explora o que mais pode ser
necessário para que a prática baseada em evidências ou a prática informada por
pesquisa e evidências possa inserir-se verdadeiramente na prática profissional.
A ênfase esta na prática do ensino tanto para indivíduos quanto para a
profissão como um todo e o papel que a pesquisa e as evidências podem cumprir. ( PRING
&THOMAS, 2007,p. 93)
“ Experimentar novas estratégias baseadas em
evidências de outros lugares sempre envolve o risco de que não funcionem nesse
ou naquele contexto específico. Assim os professores precisam acreditar
fortemente nos ganhos relativos antes de correr um risco com métodos não
testados.
“Algo
que influencia e estimula os professores a mudar sua prática para levar em
conta novos conhecimentos é a evidência crível de que as novas abordagens irão
aprimorar a aprendizagem de seus alunos.” ( PRING &THOMAS, 2007, p.94)
“ É minha opinião que a prática informada por
evidências poderia ser desenvolvida e realizada por meio de uma melhor escuta
aos professores, garantindo que tenho uma voz forte na compreensão dos
processos necessários para” fazer que funcione”. É provável que a partir dos
êxitos e das contribuições dos próprios professores seja mais poderoso do que a
obrigatoriedade.” ( PRING&THOMAS,2007,p.102)
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