domingo, 24 de abril de 2016

EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS – Por Gary Thomas e Richard Pring

REFERÊNCIA
THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências. Porto Alegre: Penso, 2007.

EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS – Por Gary Thomas e RichAcadêmicas: Carolina Albuquerque, Caroline Kruger Coral, Dayze Dombrovski

         O capítulo 6 tem como título “ Professores usando evidências: utilizar o que sabemos sobre ensino e aprendizagem para reconceituar a prática baseada em evidencias.” Este, tem como objetivo esclarecer alguns conceitos comuns que temos referente a prática educacional, trazendo assim uma reconstrução da mesma.
Sendo assim, foram escolhidos alguns trechos deste capítulo afim de esclarecer a importância da educação baseada em evidência na prática docente.

“ A prática baseada em evidências não é algum tipo de processo universal que possa ser transferido de uma profissão para outra: deve ser entendido em termos de demandas específicas que apresenta aos próprios processos de aprendizagens dos profissionais. Eles ainda não ocuparam algum lugar de destaque no debate sobre a prática baseada em evidências.” ( PRING & THOMAS, 2007,p. 91)
“ Este capitulo explora o que mais pode ser necessário para que a prática baseada em evidências ou a prática informada por pesquisa e evidências possa inserir-se verdadeiramente na prática profissional. A ênfase esta na prática do ensino tanto para indivíduos quanto para a profissão como um todo e o papel que a pesquisa e  as evidências podem cumprir. ( PRING &THOMAS, 2007,p. 93)
“ Experimentar novas estratégias baseadas em evidências de outros lugares sempre envolve o risco de que não funcionem nesse ou naquele contexto específico. Assim os professores precisam acreditar fortemente nos ganhos relativos antes de correr um risco com métodos não testados.
         “Algo que influencia e estimula os professores a mudar sua prática para levar em conta novos conhecimentos é a evidência crível de que as novas abordagens irão aprimorar a aprendizagem de seus alunos.” ( PRING &THOMAS, 2007, p.94)
“ É minha opinião que a prática informada por evidências poderia ser desenvolvida e realizada por meio de uma melhor escuta aos professores, garantindo que tenho uma voz forte na compreensão dos processos necessários para” fazer que funcione”. É provável que a partir dos êxitos e das contribuições dos próprios professores seja mais poderoso do que a obrigatoriedade.” ( PRING&THOMAS,2007,p.102)

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