domingo, 17 de abril de 2016

EDUCAÇÃO LIBERTADORA: DESAFIO À CONSCIENTIZAÇÃO - A esperança como desafio à dimensão política

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.


                                             Edna Pereira Barbosa e Murilo Inacio Dos Santos[1]
                                            
EDUCAÇÃO LIBERTADORA: DESAFIO À CONSCIENTIZAÇÃO
A esperança como desafio à dimensão política


            O texto que prossegue, faz parte da temática que está contida na referência acima mencionada e abordada no capítulo II. O destaque nesse caso, é a concepção da palavra esperança como desafio à dimensão política.
            Da qual depende prioritariamente a Educação Libertadora, na visão de Paulo Freire. Sob a qual, o entendimento epistemológico fala por si mesmo e abarca a preocupação quanto ao aprendizado do alunado.
            De acordo com Paulo freire, A Educação Libertadora, é uma dimensão, onde em seu núcleo, orbita a política, a estética e o conhecimento teorizado, além da práxis pedagógica. Essa tríade é indissociável. Inicialmente, tal atividade sugere desafios que carecem de esperança e de conscientização para sua superação, em prol dessa dimensão.
            Visto que a compreensão em favor desse processo nesse contexto, é de grande valia, dada à sua complexidade, sobretudo, no que diz respeito às práxis educativas, elencadas na concepção libertadora.
            Por conseguinte, a prática dessa dimensão, culmina simultaneamente com o ato de conhecer, sob a forma de invenção e reconstrução, enquanto os alunos(as) apropriam-se do conhecimento escolar pedagógico. Sob essas perspectivas, argumenta Freire (in) SOUZA, 2004.
            Essa compreensão norteia o empenho de Freire na década de 1990, quanto ao assunto da práxis educativa libertadora. Tendo como ponto de partida, a tríade dimensional inseparável, a qual engloba a conscientização, para favorecer o processo de transformação permanente e epistemológico.
            Dessa maneira, Freire sublinha a ética, como integrante da política, na condição de mediadora para incrementar a melhoria da condição social entre as pessoas.




[1] Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA – Joinville – SC.

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