REFERÊNCIA
THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em
evidências. Porto Alegre: Penso, 2007.
EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS – Por Gary Thomas e
Richard Pring
Acadêmicas: Carolina Albuquerque, Caroline Kruger Coral, Dayze Dombrovski
O livro
Educação baseada em evidências, escrito por Gary Thomas e Richard Pring, é dividido
em três partes e a introdução, totalizando quatorze capítulos. A parte um
aborda “o que é a prática baseada em evidências? ”. Já o capitulo dois “exemplos
de prática baseadas em evidências”. E, o terceiro capítulo trabalha as
“questões” relevantes sobre o tema.
Este
comentário é referente à introdução do livro que elucida o que é evidência e
prática. Evidência é algo que envolve um pouquinho de tudo, incluindo intuição,
verificação e, compreender o ambiente em que está sendo realizada a pesquisa. Cientistas
como Einstein e Feyerabend utilizaram muito das suas intuições para dar conta
de suas grandes descobertas. Acreditam eles que, a intuição nada mais é do que
a evidência de que algo relevante. Assim, o que os “incomoda”, os motiva a
buscar respostas para suas perguntas.
Para
que a evidência se torne, de fato, evidência é necessário que haja uma série de
teste para que sua relevância seja determinada. Sendo assim, evidência é
informação que sustenta ou não uma afirmação e, que deve passar pelo teste da
relevância se quiser ir além do empirismo. Outras informações importantes
ajudarão a determinar a relevância, seguindo desta forma, para o segundo teste,
da suficiência. Isso definirá qual o grau de importância da informação
coletada. Em terceiro lugar está a verificação da veracidade das evidências,
certificando-se de que não haja nenhuma outra influência externa sobre ela.
Assim
como na ciência, a educação também necessita de suficiência. A educação
brasileira necessita de evidências confiáveis e de qualidade. Para que haja
avanços, faz-se necessário passar pelo processo de seleção de evidências de
qualidade para pesquisa, realizar a experiência e então obter o experimento.
Portanto, no dia a dia, todos são capazes de produzir evidências, discutir com
os parceiros de trabalho, experimentar coisas novas e, por consequência coisas
novas surgirão e serão avaliadas informalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário