A ÁREA DE LINGUAGENS
A Base Nacional Curricular nos traz
sobre a área de linguagens a compreensão de que a mesma abrange vários tipos de
linguagens, desde a linguagem verbal, a musical até a linguagem visual e
corporal. Uma das tarefas da área de linguagens e do professor dessa área é de
garantir a alfabetização e o domínio da escrita, uma vez que, inseridos em um
mundo onde a condição de participarem e viverem em sociedade requer domínio das
práticas de comunicação.Cabe ao professor no espaço escolar reconhecer as
práticas de linguagem e fazer com que os alunos interajam nas mesmas, assim
como em debates, ter opiniões críticas sobre algo, sem esquecer também as
outras manifestações de linguagem, como as manifestações artísticas, literárias
e corporais. Na educação infantil as situações lúdicas, assim como as
brincadeiras de tradição oral, são a oportunidade das crianças participarem de
uma manifestação de linguagem e se apropriarem dela. Nos anos iniciais buscamos
as práticas que os alunos já conhecem, mas também é ampliado o repertório com
outros elementos de esfera literária e artística, nos anos finais ocorre a
passagem dos alunos da infância para a juventude, onde irão participar de
outros campos, estabelecendo assim uma nova leitura de mundo e necessitando o
contato com novos gêneros textuais, assim como os acadêmicos. Por
meio desse texto foi possível ter uma visão mais ampla sobre a importância de
que nós professores dessa área formemos alunos e sujeitos leitores e produtores
de texto, capazes de se comunicarem em diversas experiências de comunicação,
assim como compreender cada etapa escolar e como trabalhar a área de linguagem
em cada etapa.
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