segunda-feira, 14 de março de 2016

A escuta no processo de aprendizagem: a influência da música


A escuta no processo de aprendizagem: a influência da música

Andressa Prestini dos Santos

Resumo

Neste artigo serão discutidos os processos da escuta e será demonstrado o papel que a escola possui neste, e como alguns gêneros podem auxiliar. Temos como exemplos a música, teatro, contação de história, entre outros. Falaremos um pouco da música como subsídio no processo de escuta e de aprendizagem de um indivíduo e os benefícios que a mesma trazem para a criança, essa ferramenta como algo muito agradável depois pode até se tornar um hobbie. A música vem para adaptar os ouvidos a sons mais complexos, saber filtrar sons de um ambiente e os reconhece-los. Ampliar o simples ouvir para o escutar, entender e gerar uma opinião do que os outros estão falando ou seja o que esta sendo escutado. Através dessa escuta e da fala acontece a comunicação que é essencial para a sociedade atual, e ainda a geração de cultura e a transmissão da mesma, este um ponto muito relevante atualmente. Como em todo processo de ensino- aprendizagem a escola esta presente neste, não poderia ser diferente e entra com papel fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem, e para que a mesma tenha uma direção o Parâmetros Curriculares Nacionais trazem um caminho a ser trilhado. Deixar de lado o eurocentrismo e escutar um pouco mais as pessoas ao nosso retorno, para um crescimento.

Palavras- chaves: Escuta; Processo; Influência; Música.

1 INTRODUÇÃO

A escuta pode-se dizer que é o processo de ouvir só que mais refinado, é neste processo que entendemos, geramos sentimentos e gosto pelo o que o outro fala. O escutar e o falar é o principal meio de comunicação da nossa sociedade e é por esse sistema que acontece a transferência de cultura de pessoa a pessoa, de geração a geração.
Na escola gera-se e passa conhecimento, e a cultura é espalhada então ela não pode ficar de fora na construção do conhecimento através da escuta, pois afinal é ela que a suporte e estimula a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da expressividade e o reconhecimento de discursos, saber a maneira de se posicionar.
E uma das ferramentas utilizadas para dar o suporte a escola é a música, mas ela não fica apenas nesse âmbito, afinal que hoje não gosta de escutar uma música de qualidade? E quem determina essa qualidade é apenas quem esta ouvindo, pois ela gera algo único, cada pessoa possui um sentimento pela música, uma interpretação.
E como isso é desenvolvimento, só escutando para que haja um crescimento do conhecimento, pois ela instiga o sentido para novos sons.

2  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

2.1 O PROCESSO DA ESCURA

O ouvir e escutar são processos diferentes, o primeiro exerce o sentido da audição sem interpretação e o segundo parte do entendimento do que esta sendo ouvido, prestar a atenção e gerar uma opinião para o que foi dito. De acordo com Ornellas e Associados (2015,p.1) “[...] existe sim uma grande diferença entre escutar o que está sendo dito e ouvir ativamente e, consequentemente, compreender o significado da comunicação.”, são processos diferentes e distantes e estes estão diretamente ligados com a comunicação.
O ouvir como é popularmente dito, mas que estamos falando de um processo mais complexo, que seria o escutar em sentido real, no site Lounge Empreendedor possui um exemplo disso:
Saber ouvir transcende o ato de escutar quem fala; é compreender a pessoa que se expressa; entender a mensagem transmitida; assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo; e alcançar a plenitude do relacionamento humano. Ou seja, é dar e receber informações e emoções. (SABER...2013)
Então seria apenas a expressar “entre por um ouvido e sai por outro”, tem todo um desdobramento que vai de entender gestos até receber emoções. E esse processo todo está presente no diálogo, na comunicação.
Observando as relações podemos perceber que atualmente poucos querem eescutar o próximo e dar atenção ao mesmo, Ornellas e Associados (2015, p.1) traz isso em seu texto “A simples observação das atividades de qualquer pessoa nos mostra claramente que a grande maioria está bem mais preocupada em falar, em se fazer compreender e em persuadir do que em escutar integralmente.”, no mundo individualista que estamos hoje, as pessoas esquecem os outros ao redor e isso esta presente até mesmo na comunicação.
Esse esquecimento de quem esta próximo é preocupante pois quando escutamos e nos comunicamos com alguém estamos gerando cultura, conforme diz Faria (2015, p.2) “A linguagem oral (fala, escuta e compreensão) permeia quase todas as interações estabelecidas pelas crianças em suas práticas sociais. É assim que meninos e meninas se apropriam da cultura escolar, desde o ingresso na instituição.”, e não apenas a cultura escolar, mas a social também, que já vem sendo estabelecida em outros ambientes.
A cultura é transmitida a partir do momento que o processo de comunicação aumenta, e para que isso ocorra é necessária a escuta atenta.  Conforme o texto “A Criança e a Linguagem” extraído de um site
A ampliação de suas capacidades de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio de um processo de idas e vindas que envolve tanto a participação das crianças nas conversas cotidianas, em situações de escuta e canto de músicas, em brincadeiras etc., como a participação em situações mais formais de uso da linguagem, como aquelas que envolvem a leitura de textos diversos. (Blog: Educacao Infantil Arroio do Sal, 2011).
E essa comunicação esta presente em muitos momentos de escuta, como por exemplo, nas conversas, na música, na história, e estes estão gerando cultura.
Podemos dizer que “O som é importante no nosso cotidiano. Grande parte do aprendizado envolve escutar a fala dos outros, e muitas pessoas sentem prazer em fazer ou escutar música.” (PARKER,1997,p.28). É muito difícil para as pessoas que não ouvem para se comunicar e por esse motivo ela é importante e podemos ligar essa escuta ao prazer de uma música.

2.2 O PAPEL DA ESCOLA NA ESCUTA

A escola não poderia ficar de fora dessa, afinal ela é o principal ator na formação de cidadãos, estes que escutam e se comunicam com outras pessoas e são geradores de cultura.
Cultura transmitida através da fala, mas que anteriormente passou por um processo de escuta ou de leitura para apropriação do assunto , Elias & Veras (2008, p.3) mostram a importância da fala,
A fala possibilita o desenvolvimento e a atualização na relação com o outro, podendo ser uma grande aliada da escola, pois na medida em que o aluno se expressa por meio da linguagem, a sua atividade intelectual e conseqüentemente sua formação de ideais são desenvolvidas e aprimoradas. Ressaltase que a falta de comunicação interfere negativamente num adequado andamento das interações sociais.
A comunicação, que é escutar e entender e depois a falar, esta diretamente ligado as interações socias e esta última sendo prejudica interfere em todo o processo.
E é por esteve motivo que o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de língua portuguesa vem dar o suporte necessário para desenvolvimento da escuta em sala de aula, pois muito se preocupa com a fala e deixa-se de lado este processo de escuta.
Para iniciar o processo é necessário ver o que o aluno traz de bagagem e o PCN (1997, p.37) explica que pelo texto do aluno que pode-se verificar isso
O texto produzido pelo aluno, seja oral ou escrito, permite identificar os recursos lingüísticos que ele já domina e os que precisa aprender a dominar, indicando quais conteúdos precisam ser tematizados, articulando-se às práticas de escuta e leitura e de análise lingüística.
Depois de analisar o que o aluno já sabe, deverá ser trabalhado a escuta e a leitura para análise linguística e assim dar suporte e instigar o aluno a aprender. A escola deve ficar atenta aos gêneros que os alunos conhecem e até mesmo tem acesso, afinal a linguagem oral quase todos tem definida
Já que os alunos têm menos acesso a esses gêneros nos usos espontâneos da linguagem oral, é fundamental desenvolver, na escola, uma série de atividades de escuta orientada, que possibilitem a eles construir, progressivamente, modelos apropriados ao uso do oral nas circunstâncias previstas. (PCN, 1997, p.68).
A escuta orientada que deve ser desenvolvida na escola vem para construir o uso apropriado da linguagem oral, ou seja, todos nos quando chegamos na escola sabermos falar porem nem sempre de maneira adequada para certas ocasiões.
Assim gera um processo conforme o Parâmetros Curriculares Nacionais (1997,p.40),
Organizados em torno do eixo USO ->REFLEXÃO ->USO e reintroduzidos nas práticas de escuta de textos orais e de leitura de textos escritos, de produção de textos orais e escritos e de análise lingüística, os conteúdos de Língua Portuguesa apresentam estreita relação com os usos efetivos da linguagem socialmente construídos nas múltiplas práticas discursivas. Isso significa que também são conteúdos da área os modos como, por meio da palavra, a sociedade vem construindo suas representações a respeito do mundo. Não há como separar o plano do conteúdo, do plano da expressão. O trabalho desenvolvido a partir dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo)17 demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculados quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas
Apesar de estar exibido no PCN de língua portuguesa, a escuta, a linguagem oral são processos que estão presentes em todos os campos, que chamamos de temas transversais, e que juntos neste mecanismo formam cidadãos críticos, reflexivos e formadores de cultura através dos valores apresentados, “assim batemos novamente na mesma tecla” a fala a escuta como geradores de cultura.
Para que ocorra essa geração de cultura é necessário a evolução dos conhecimento e assim da escuta e da linguagem oral e a atividade de,
uma prática constante de escuta de textos orais e leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva.  (PCN,1997,p.27)
A expressão popular não fica longe disso, é praticando que se aprende, é exercitando que se melhora, e assim o professora/ a escola devem criar instrumentos que envolvam esses gêneros para que o aluno amplie seus conhecimentos, sua maneira de falar e de escutar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais vem para nos mostrar que é para:
[...] utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso; p 27
Para assim estar preparado para diversas situações do cotidiano, a ocasião e a maneira certa de falar e através dos temas transversais as situações de nossa sociedade, pois trazendo situações da sua área de convivência ela liga com a realidade e aprende mais fácil.
Com todos esses meios que a escola procura para que o aluno tenha um processo de escuta, de fala , de comunicação, entre outros o PCN traz alguns pontos que espera que o aluno aprenda
No processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno:
• amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos sentidos do texto;
•reconheça a contribuição complementar dos elementos nãoverbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
• utilize a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;
• amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso. (PCN, 1997,p.49).
São expectativas que a escola gera, mas que algumas vezes infelizmente não são alcançadas e por isso que ela deve procurar gêneros que a criança se interesse e faça parte de sua vivencia. Podemos ter um exemplo no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde a prática é organizada de maneira que as crianças desenvolvam tal capacidade, assim,
utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.(RCNI,1998, p.63).
Trazendo essa prática para a realidade, a criança aprende mais fácil e de modo prazeroso e todas essas linguagem tem algum tipo de benefício para o desenvolvimento e crescimento.

2.3 A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM

Anteriormente foi visto o processo da escuta e como ela é importante para a comunicação, para a geração de cultura e outros aspectos. Também foi apresentado o papel da escola no processo da escuta onde esta presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e posteriormente exemplos de linguagens presente no RCNI para ser trabalho para o desenvolvimento de habilidades.
A música como um meio de desenvolvimento de linguagem, também  é de escuta e para GATTI (2012, p.23), “Em contato com outros ambientes a criança passa a perceber o que ela também escuta e não somente o que ela enxerga gerando assim outra influência em seu desenvolvimento”, ao escutar música a criança acaba desencadeando a aptidão de reconhecer sons distintos , ela aperfeiçoa a sua audição, selecionando o que lhe é importante, ou o que gosta de ouvir.
Para GARCIA & SANTOS (2012) a ação de ouvir música não se limita apenas a isso,
A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. Cada criança ao escutar uma melodia, interpreta-a de forma única e pessoal. Além da forma de internalização, inversamente, a música fornece, também subsidio para externalizar sentimentos.
A música é algo subjetivo, cada um escuta e a interpreta de uma maneira e consequentemente possui uma sensação, e sente algo único, assim se torna um hobbie e a pessoa começa a escutar o que lhe faz bem.
Mas antes de fazer a sua escolha, existe um processo que para SILVA &  RICCI & ONGARO (2006, p.2),
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.
A audição é algo muito sensível então é necessária a criança se acostumar com os sons, e conforme a sua percepção ela vai descobrindo novos sons e através desse processo ela desenvolve atenção e exercita a memória. Estes mesmo autores ONGARO & RICCI & SILVA (2006, p.3), vem ressaltar a importância da musica para a criança,
A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e refletida.
A música traz algo bom para as pessoas e por isso podemos dizer que é real ou concreta, depende do momento e do pensamento de quem esta ouvindo. Na escola ela vem como ferramenta para auxilia da aprendizagem de maneira didática, que vem ampliar, facilitar e ainda fazer o aluno refletir e ser ativo, afinal quem ignora uma música? Seja o fato de ouvir ou escutar e vestir o personagem.
Estão para que a criança se torne um cidadão gerador de cultura, uma pessoa critica e que colabore para p crescimento da sociedade todos nos sabemos que devemos ensinar desde cedo e isso acontece com a música também e a trajetória pode ser longa, “[...]o primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.  (DUCORNEAU, 1984, apud SILVA &  RICCI & ONGARO,2006), então vamos ensinar as nossa crianças a escutar, seja o que os outros fala,  um texto que é lido ou uma música de qualidade e incentivar o crescimento desta escuta, para gerarmos pessoas melhores.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A comunicação é fundamental para o indvíiduo e para cultura também, e para que isso ocorra devemos ter muito bem definido a importância da escutar  e todos os benefícios que ela pode nos proporcionar.
Assim devemos escutar mais o outro, prestar a atenção em sua fala, para daí gerar uma opinião e posteriormente ser a sua vez de falar, esse entender não se trata apenas do som que sai de sua boca e mas o gestos que faz enquanto se comunica.
A escola tem papel fundamental nesse processo, pois é nela que são desenvolvidas as maiores habilidades e o sistema esta pensando na escuta para termos uma noção de como é indispensável o uso correto desta função do corpo humano.
E por que não tornar esse desenvolvimento agradável para as pessoas envolvidas, afinal onde tem música não tem pessoa triste. Todos nós já escutamos musica e sabemos o sentimento que ela pode nos promover e estudando aprendemos que em uma ação prazerosa não é só a sensação que esta envolvida para a seleção de sons que temos no ambiente, a criticidade e muitos outros aspectos.
Então mesmo depois de crescido, pratiquemos o ato de escutar e aperfeiçoe ele com a música, pois os ganhos serão incomparáveis!

REFERÊNCIAS

A criança e a linguagem. (2011) Disponível em: <http://cursodeeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2011/01/crianca-e-linguagem.html>. Acesso em: 27 out.2015.

DALMONICO, Vilde Luzia;  FERREIRA, Reginaldo Jose; PEZZI, Marcelo Rodrigo. Guia acadêmico. Joinville: INESA, 2013.

ELIAS, Gizele G. Parreira; VERAS ,Mariana Oliveira. Psicologia escolar: abrindo espaço para a fala, a escuta e o desenvolvimento interpessoal. (2008). Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672008000200005> Acesso em: 27 out.2015.

FARIA , Vitória Líbia Barreto de. Aquisição da linguagem oral e da linguagem escrita pela criança. (sem data). Disponível em: <http://sites.aticascipione.com.br/letramento/pdf/tema03.pdf> Acesso em: 27 out.2015.

GARCIA, Vitor Ponchio; SANTOS, Renato dos. A importância da utilização da música na educação infantile. (2012). Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd169/a-musica-na-educacao-infantil.htm> Acesso em: 28 out.2015.


GATTI, Ruana. A importância da música no desenvolvimento da criança. (2012) Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCIQFjAAahUKEwjmzZ-0mObIAhWHqR4KHdKbD2s&url=http%3A%2F%2Fwww.cneccapivari.br%2Flibdig%2Findex.php%3Foption%3Dcom_rubberdoc%26view%3Ddoc%26id%3D536%26format%3Draw&usg=AFQjCNG-MYq-tEE9AtCFUNLn3XpyngLh8g&sig2=gKbQRRANSOSy0mqyf_ba2g&bvm=bv.106130839,d.dmo > Acesso em: 28 out .2015.

ORNELLAS E ASSOCIADOS. Processo da comunicação. (sem data) Disponível em: <http://www.jfpr.jus.br/arquivos/office/9a42a7868dd9383d62a6c1ea7fcac23a.pdf. >Acesso em: 27 out.2015.

PARKER, Steve. O ouvido e a audição. 3.ed. São Paulo: Scipone,1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua portuguesa. Brasília, DF,1997.

RCNI. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 1.ed. Brasília, DF,1998.

Saber ouvir. (2013) Disponível em: <http://loungeempreendedor.com.br/2013/04/22/saber-ouvir/>. Acesso em: 27 out.2015.

ONGARO, Carina de Faveri; RICCI ,Sandra Mara; SILVA, Cristiane de Souza. A importância da música na aprendizagem. (2006). Disponível em: < http://www.meloteca.com/musicoterapia2014/a-importancia-da-musica-na-aprendizagem.pdf> Acesso em: 29 out.2015






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