BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR COMENTADA PELAS ACADÊMICAS ANDRESA NUNES GOMES E LUCIANA MOREIRADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO - INESA
A proposta da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR prevê uma
reformulação do currículo de todas as escolas brasileiras de educação básica e está
alimentando simpatizantes e não simpatizantes. A BNC deve padronizar 60% dos conteúdos a serem apresentados aos alunos dos
ensinos Fundamental e Médio e os outros 40% serão definidos pelas próprias
instituições e redes de ensino, contemplando particularidades regionais.
As linguagens
compreendem a inserção do sujeito em outras culturas, possibilitando uma
interação social, a fim de ampliar o repertório de linguagens e possibilitar
experiências significativas no âmbito escolar. A teoria nesta fase é
desenvolvida durante a Educação Básica e no decorrer do crescimento do
indivíduo, o repertório de linguagens passa do nível mais simples ao mais
complexo.
A BNC aponta ainda um
estudo que deve ser vivenciado no ambiente escolar, em outras culturas e a
apropriação de textos em outras línguas para trabalhar a diversidade
(sociolinguísticas). Cabe então ao educador, por meio do planejamento, trazer
múltiplos textos que tragam reflexões acerca do tema.
Muitos dos objetivos demonstrados
no documento parecem estar voltados à formação do educando, sendo tarefa do professor
assegurar ao mesmo uma interação com gêneros textuais, reconhecimento de
atividades orais, reflexão do uso de linguagens, compreensão da diversidade de
práticas artísticas e culturais.
Todo trabalho
desenvolvido na Educação Infantil precisa continuar a ser perpetuado pelos professores
dos anos iniciais por meio das brincadeiras e dos momentos lúdicos, todavia com
um propósito voltado ao crescimento da criança em outro espaço educativo.
É importante este elo
entre Educação Infantil e Anos Iniciais, pois de fato esta quebra de transição
em que a criança passa, perde-se a importância do brincar, prevalecendo apenas
o que é preciso aprender do primeiro ao quinto ano. Ainda neste período, as
crianças vão aprender a ler, escrever, falar e ouvir dentro ambiente escolar,
mas deve-se levar em conta a bagagem de conhecimento adquirida pela criança na
Educação Infantil e aprimorar a mesma com novas habilidades.
Nesta fase, torna-se necessário proporcionar
às crianças experiências diferenciadas. É essencial uma ampliação linguística,
pois, além dos estudantes aprenderem a ler, escrever, escutar e falar, é
fundamental produzir conhecimentos que sejam levados para a vida, para outros
espaços sócio-educativo-culturais.
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