domingo, 13 de março de 2016

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMENTADA POR ANDRESA NUNES GOMES E LUCIANA MOREIRA


BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMENTADA PELAS ACADÊMICAS  ANDRESA NUNES GOMES E LUCIANA MOREIRADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO - INESA


A proposta da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR prevê uma reformulação do currículo de todas as escolas brasileiras de educação básica e está alimentando simpatizantes e não simpatizantes. A BNC deve padronizar 60% dos conteúdos a serem apresentados aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio e os outros 40% serão definidos pelas próprias instituições e redes de ensino, contemplando particularidades regionais.
As linguagens compreendem a inserção do sujeito em outras culturas, possibilitando uma interação social, a fim de ampliar o repertório de linguagens e possibilitar experiências significativas no âmbito escolar. A teoria nesta fase é desenvolvida durante a Educação Básica e no decorrer do crescimento do indivíduo, o repertório de linguagens passa do nível mais simples ao mais complexo.
A BNC aponta ainda um estudo que deve ser vivenciado no ambiente escolar, em outras culturas e a apropriação de textos em outras línguas para trabalhar a diversidade (sociolinguísticas). Cabe então ao educador, por meio do planejamento, trazer múltiplos textos que tragam reflexões acerca do tema.
Muitos dos objetivos demonstrados no documento parecem estar voltados à formação do educando, sendo tarefa do professor assegurar ao mesmo uma interação com gêneros textuais, reconhecimento de atividades orais, reflexão do uso de linguagens, compreensão da diversidade de práticas artísticas e culturais.
Todo trabalho desenvolvido na Educação Infantil precisa continuar a ser perpetuado pelos professores dos anos iniciais por meio das brincadeiras e dos momentos lúdicos, todavia com um propósito voltado ao crescimento da criança em outro espaço educativo. 
É importante este elo entre Educação Infantil e Anos Iniciais, pois de fato esta quebra de transição em que a criança passa, perde-se a importância do brincar, prevalecendo apenas o que é preciso aprender do primeiro ao quinto ano. Ainda neste período, as crianças vão aprender a ler, escrever, falar e ouvir dentro ambiente escolar, mas deve-se levar em conta a bagagem de conhecimento adquirida pela criança na Educação Infantil e aprimorar a mesma com novas habilidades.

Nesta fase, torna-se necessário proporcionar às crianças experiências diferenciadas. É essencial uma ampliação linguística, pois, além dos estudantes aprenderem a ler, escrever, escutar e falar, é fundamental produzir conhecimentos que sejam levados para a vida, para outros espaços sócio-educativo-culturais. 

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