sexta-feira, 11 de março de 2016

Comentário sobre a Base Nacional Curricular - Caroline e Carolina

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTONIO - INESA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Metodologia e conteúdos de português II
Professora: Christiani Santos Guedes Machado
Alunas: Caroline Krüger Coral;
 Carolina Pereira Dias de Albuquerque
Data: 11/03/2016

BASE NACIONAL CURRICULAR

1 COMENTÁRIO

         A Base Nacional Curricular (BNC), tem como objetivo padronizar os conteúdos estudados por cada turma, contemplando os conteúdos escolares da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio. Este documento está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) que entrou em vigor a partir de 2014. A BNC é válida para todo o território nacional, no entanto, há espaço para que cada região adapte os conteúdos conforme a cultura local, tornando assim o aprendizado mais significativo para os alunos.
         Há alguns anos atrás, os projetos pedagógicos eram unicamente orientados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), este documento ainda oferece grande auxílio aos professores quando o assunto é o planejamento escolar. No entanto, a diferença entre entre o PCN e a BNC é que, a BNC oferece detalhes mais ricos aos educadores com relação aos conteúdos que serão ministrados para as diferentes faixas etárias. Sendo assim, a Base Nacional Curricular, oferece maior orientação para a elaboração dos planos de aula e projetos pedagógicos.
         Idealizado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), a BNE contempla todas as disciplinas e os conteúdos que devem ser trabalhados por elas e, dentre as disciplinas estudadas estão, matemática, língua portuguesa, ensino religioso, química, física, ensino de ciências, geografia. Outro fato extremamente importante que é abordado por ela é, a educação especial com perspectivas inclusivas que acabam por, novamente, guiar o educador no seu planejamento escolar.
         A Base Nacional Curricular, está em fase final de elaboração e o prazo de entrega do material completo termina em 24 de junho de 2016. Apesar de ainda não estar finalizado, este importante documento norteador educacional já contribui consideravelmente para o processo de ensino-aprendizagem, que desta forma, unifica o ensino da nação brasileira. Está nas mãos dos educadores e das escolas aproveitarem o que há de melhor neste documento que é referência para a educação.
        
2 REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário